O ovo, a tartaruga e a noite: mitos de origem e o gesto criativo - com Ana Gibson e Juliana Franklin

Sobre o curso

“o saber não vem das fontes?”
Manoel de Barros

Desde a noite dos tempos, mitos de criação e origem recordam que somos partícipes, mantenedores e cocriadores da existência. Convocam nossa potência de recriar mundos e realidades. 

O convite é abrirmo-nos a um rico repertório de imagens, saberes e cosmovisões;   experimentarmos os mitos pelos sentidos em proposições plásticas, literárias e poéticas.  

Em tempos tão áridos, ouvir e se fazer permeável a mitos de criação de povos originários é um gesto poético-político de alteridade que nos instiga a cultivar o estranhamento como um exercício fértil. 

Percurso das aulas

Encontro 1 (26/7)
Dentro do Grande Início: o mundo inacabado e o gesto criativo 

Encontro 2 (27/7)
Metamorfoses e o devaneio da matéria: brotações da terra, do fogo, da água e do ar

Encontro 3 (28/7)
O mito como linguagem: leituras do casco da tartaruga 

Encontro 4 (29/7)
Mitos de criação e o desenho de outros mundos: histórias do início, do fim e do início

 

Proposições
. escuta e leitura de mitos dos povos originários brasileiros e de outros povos
. escrita, experimentações plásticas e SoulCollage®
. textos e olhares teórico-poéticos 
. um oráculo mítico
. organização de publicação coletiva com trabalhos criados no percurso

Lista de material

. Tinta guache (quantas cores tiver)
.  Pincel, pano para secar o pincel, pote para água
. 1 folha de cartolina branca ou 1 folha de papel craft do tamanho de uma cartolina ou maior
. Jornal velho
. Caixa com trecos e pequenas sucatas. Por exemplo: tampinhas, barbantes, arame, palitos, pedaços de papel, clips, caixas vazias, etc
. Imagens de revistas
. Cola bastão (sugerimos o bastão pequeno da marca Prit)
. Cola líquida branca (embalagem pequena)
. Tesoura
. 5 folhas de papel ofício A3
. 2 folhas de papel canson A4 (ou papel A4 com gramatura acima de 90g)
. 1 folha de papel canson A3 (ou papel A3 com gramatura acima de 90g)
. Material para desenho. Pode lápis de cor, giz de cera, giz pastel, hidrocor… etc.
. Argila – 500 gramas (compra-se em papelaria)

Referência bibliográfica

 Fittipaldi, Ciça. Série Morená. São Paulo: Melhoramentos.

Prandi, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras

Roda de Histórias Indígenas. Poranduba. Rio de Janeiro: Editora Nau.

Gentil, Gabriel dos Santos. Mito Tukano – Quatro Tempos de Antiguidades. Ed. Waldgut.

Umusi Parõkumu e Torãmu Kehiri. Antes o Mundo não existia – Mitologia dos Antigos Desana – Kehiripõrã. Desenhos de Luiz e Feliciano Lana.

Werá Jecupé, Kaká. A terra de mil povos – História indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Fundação Peirópolis.

Popol Vuh – o esplendor da palavra antiga dos maias-quiché de Quauhtlemallan: aurora sangrenta, história e mito. São Paulo: Ubu Editora.

Campbell, Joseph. As máscaras de Deus (volumes I, II, II e IV). São Paulo: Palas Athena.

Eliade, Mircea. Mito e realidade. Coleção Debates. São Paulo: Perspectiva.

von Franz, Marie Louise. Mitos de criação. São Paulo: Paulus.

Kopenawa, Davi e Albert, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

Quem são as professoras

Ana Gibson
Juliana Franklin

Ana e Juliana são contadoras e pesquisadoras de histórias da tradição oral. Coordenam o projeto “A arte de reparar histórias” que contempla diferentes experiências com as narrativas tradicionais. Facilitam percursos como Consciência narrativa, Scherazade e a palavra absolutamente imperiosa, dentre outros, e escreveram o livro “uma história e uma história e uma história – conto dos contos da tradição oral”.

Ana Gibson é tradutora, escritora, arteterapeuta, contadora e pesquisadora de contos da tradição oral.

Juliana Franklin é narradora e pesquisadora de contos da tradição oral, arte-educadora e arteterapeuta.

Quando

De 26 a 29/7
Das 19h às 21h

 

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Investimento

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