-
A voz e o silêncioUma experiência afetiva de narrar histórias para bebês
- Voltar
Documento
Metadados
Título
A voz e o silêncioUma experiência afetiva de narrar histórias para bebês
Autor
MONEZZI, Heidi Vanessa Cezar
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este artigo propõe um relato de experiência acerca do processo de compreensão de minha formação como narradora de histórias, tanto prático, quanto o modo de ver esta arte, focada no desenvolvimento da narrativa para bebês, de 0 a 2 anos. Parti de um referencial teórico embasado nas pesquisas e experiências de Yolanda Reyes, Gilka Girardello, Judit Falk, Paul Zumthor, entre outros. Utilizei uma metodologia de experimentação: durante quatro anos de experiência, selecionei sete encontros/narrações específicos, que aqui serão relatados, com o objetivo de compreender melhor essa interação. Utilizei elementos intangíveis como a entonação de voz, respiração, expressão corporal, canto, silêncio e elementos tangíveis como instrumentos musicais,adereços, objetos de manipulação - lenços, dedoches, balões, bolhas de sabão. Cada experiência partiu da escolha de uma história com começo, meio e fim. A opção foi por contos já existentes e algumas histórias criadas por mim mesma e, a partir dessa escolha, trabalhei o que cada história propiciava, sugestionava como possibilidade de uso desses elementos citados acima, respeitando o ambiente do bebê, criando um estado de sintonia com suas necessidades no momento presente. Cada história foi narrada de forma diferente. Busco organizar esse conhecimento para refletir sobre os aspectos que envolvem a arte de contar histórias para esse público alvo e minhas percepções sobre este narrar, nessa construção conjunta com os bebês.
Idioma
Bibliografia
AMICHE, Sylvie et al. A pequena história dos bebês e dos livros. Tradução de Patricia B. Pereira Leite. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2013.COSTA, Edil Silva. A leitura como performance: a lição de Paul Zumthor. Revista Galaxi /n.1: Bahia, 2001.FALK, Judit. Educar os três primeiros anos – a experiência de lóczy. Tradução de Suely AmaralMello. Araraquara: Editora Junqueira&Marin Editores, 2011.GIRARDELLO, Gilka . VOZ, PRESENÇA E IMAGINAÇÃO: A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E ASCRIANÇAS PEQUENAS / PPGE-UFSC / GT: Educação da Criança de 0 a 6 anos /n.07OIDA, Yoshi. O ATOR INVISÍVEL. Prefácio Peter Brook; tradução Marcelo Gomes. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.RAMOS, Ana Cláudia. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES? – Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Londrina; ORIENTADORA: PROFa. DRa. ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN, 2011.RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Daniele Avila, 2004.VERNY, Thomas R. O Bebê do Amanhã: Um Novo Paradigma Para a Criação dos Filhos. Barany Editora, 2016.ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000, 137 p.
Editor
Editado por Fernando Ogushi
Acervo
omeka
1628