-
Entre Narrar e Escrever: Tecendo Narrativas acerca do narrar e escrever pelo Avesso
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Entre Narrar e Escrever: Tecendo Narrativas acerca do narrar e escrever pelo Avesso
Autor
RICCI, Cláudia Regina
Colaborador
A Casa Tombada - A Arte de Contar Histórias
Descrição
Este trabalho se propõe a fazer aproximações entre o Narrar e o Escrever, destacando o entrelaçamento dessas duas práticas e a cumplicidade entre elas.O convite é olhar para uma paisagem bordada com linhas coloridas num tecido. Pelo lado direito, cada ponto está no seu lugar, oferecendo a quem olha uma imagem à qual possa ser atribuído algum significado. E, observando o avesso do tecido, vemos que os fios se cruzam, se encontram, se confundem, atravessam uns aos outros, se tocam e se separam para criar o que será visto. São esses pontos de encontro que o trabalho traz entre narrar histórias e escrever histórias. O que têm em comum? É preciso escrever para narrar? Ao escrever, narramos?Para isso trago minhas histórias de encontro com a escrita e descoberta da narração oral, entendendo os dois processos como escolhas de acesso a um mundo interno, um avesso, que se constrói e é recriado ao mesmo tempo em que é acessado.
Data
2021
Idioma
Bibliografia
BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. 2. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 a.BARTHES, Roland. Aula (aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977). Tradução de Leyla Perrone Moisés. SP: Cultrix, 1978._____. Inéditos vol. 1: teoria. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.BRANCO, Lucia Castello. O Que é Erotismo. São Paulo: Brasiliense, 2004. ______Os Ínvios Caminhos: ler, escrever, psicanalisar. BH: Cas’a Edições, 2019. DURAS, Marguerite. Escrever. RJ: Rocco, 1994.DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976.FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.LACOMBE, Ana Luísa (org.). Teia de Experiências – Reflexões sobre a formação de contadores de histórias. Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - São Paulo. 2013.MACHADO, R. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2004. ______ . A Arte da Palavra e da Escuta; colagens de Adriana Peliano. - 1o ed. São Paulo, Reviravolta, 2015. RICCI, Cláudia R, Reticências, Acervo Pessoal, 2019 ______ 53 Anos, Acervo Pessoal, 2020TIERNO, Giuliano (org.). A Arte de Contar Histórias - Abordagens Poética, Literária e Performática. Editor Ícone, São Paulo, 2010. TIERNO, Giuliano e ERDTMANN, Leticia Liesenfeld, Narra-te Cidade – Pensamentos Sobre a Arte de Contar Histórias Hoje, 2017, São Paulo, A Casa Tombada Edições. ZAMBRANO, Maria. A Metáfora do Coração e outros escritos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA: a desbiografia poética de Manoel de Barros - Direção e Roteiro: Pedro Cezar. 2009- disponível em . Acesso em 12 jan, 2021.
Acervo
omeka
1770