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Eu E ELAS | DE CÁ PRA LÁ | EM QUASE TODO LUGARProcessos criativos colaborativos na produção de um livro-objeto
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Documento
Metadados
Título
Eu E ELAS | DE CÁ PRA LÁ | EM QUASE TODO LUGARProcessos criativos colaborativos na produção de um livro-objeto
Autor
NAKAMOTO, Tatiana Yukie
Colaborador
A Casa Tombada - O livro para infância
Descrição
Caríssimas mulheres,A sequência de cartas a seguir é uma conversa aberta acerca do processo de criação e produção de uma fazedora de livros para a infância, Aline Abreu, bem como de minhas produções. Em uma conversa virtualque tivemos em meio à pandemia da Covid-19, ela revelou seus medos, conquistas, desejos e posicionamento pessoal, profissional e político, aogestar seu livro Quase ninguém viu.A autora me inspirou a convocar mulheres presentes na minha vida pessoal e de trajetória acadêmica para uma produção colaborativa e experimental de um livro-objeto, as cartas seguem em conversas com olivro. Na troca de correspondências afetivas, convidei-as a notar sutilezas por meio de frases e fragmentos ilustrados presentes na produção da escritora.O resgate ao gesto da escrita por meio das cartas foi o caminho que entranhamos para trocas de afetos. Propício ao momento, em que os sentimentos, as dificuldades e as sensações de impotência estão afloradas, dado ao isolamento social. As linhas carregadas de amor, amizade e saudade foram amenizadas.Boa leitura regada de abraços afetuosos.
Data
2020
Idioma
Bibliografia
ABREU, Aline. Quase ninguém viu. São Paulo: Jujuba, 2019._______. Conversa virtual: Aline Abreu. São Paulo: 08 de setembro de 2020.________. O Texto Potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavraimagem-design. Dissertação de Mestrado em Literatura e Crítica Literária, São Paulo: PUC, 2013.CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Trad. Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 6ª edição.MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011.MORAES, Odilon. O livro com objeto e a literatura infantil. In: DERDIK, Edith. Entre ser um e ser mil. O objeto livro e suas possibilidades. São Paulo: Senac, 2013, p. 159-165.SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2004, 3ª ediçãoSILVEIRA, Paulo. A definição do livro-objeto. In: DERDIK, Edith. Entre ser um e ser mil.O objeto livro e suas possibilidades. São Paulo: Senac, 2013, p. 19-32._______. A página violada [livro eletrônico]: da ternura à injúria na construção do livro deartista. 2ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2008.PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). In: Revista Arte em São Paulo, São Paulo, nº 6, abril, 1982. Disponível em:http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_artei.pdf. Acesso em 22.ago.2020.
Acervo
omeka
1733