PROAC EDITAIS 2018 EDITAL PROAC Nº 41/2018 - “CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE TERRITÓRIO DAS ARTES (ESPAÇOS INDEPENDENTES) NO ESTADO DE SÃO PAULO”

PROPONENTE: A Casa Tombada Produções Culturais ME

PROJETO: À volta da Casa

Não tínhamos uma metodologia de pesquisa que nos garantisse que conseguiríamos uma real aproximação com o entorno, não tínhamos clareza do que seria essa aproximação, fomos criando à medida que os acontecimentos foram se dando, à medida que as dúvidas, os encontros e os desconfortos se deram:

– Nossa primeira reunião de planejamento foi realizada em 15 de janeiro de 2019, com a partici-pação dos 05 artistas residentes (Ângela Castelo Branco, Giuliano Tierno, Leticia Liesenfeld, Magno Faria e Yohana Ciotti). O principal objetivo foi discutir os passos do projeto e planejar a realização de suas etapas. Realizamos o encontro na garagem d’A Casa Tombada- lugar em que uma das etapas do projeto se deu, e demos início à experiência de estarmos com as portas abertas e reunidos na calçada, na visibilidade de quem passava. Tivemos algumas interações com pessoas que passavam e isso nos deu uma medida do que se fazia necessário para a coleta de histórias do entorno: estarmos disponíveis para o encontro com o outro, sentados na calçada como quem toma “uma fresca”, esperando que “algo aconteça” e, paralelo a isso, fazer pesquisas no bairro, contatar pessoas e instituições que pudessem ter algo a contar.

Imagem de nossas primeiras reuniões
Imagem de nossas primeiras reuniões

 

Imagens de nossas primeiras reuniões

Decidimos que seria necessário nos reunirmos com uma maior regularidade, ou seja,  semanalmente (apesar de isso nao estar previsto no projeto), para a criação conjunta, uma vez que estávamos acostumados a produzir e criar nossas apresentações do Sábado em Casa (sessão de narração oral para adultos) de um modo mais individual.

Definimos então que, a partir da imersão em pesquisas do entorno com os artistas convidados do coletivo de narração oral Abrapalavra (MG), iríamos nos reunir semanalmente.

Como os artistas do Abrapalavra só estariam disponíveis para trabalharem conosco nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, decidimos iniciar nossos encontros e pesquisas semanais a partir des-sa data. Portanto, o início oficial do projeto À volta da Casa foi no dia 20 de fevereiro de 2019. E, sendo assim, a partir da imersão realizada nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, passamos a nos reunir semanalmente dando prosseguimento às etapas previstas no projeto.

No dia 20/02/2018 realizamos a Oficina Introdução à elaboração de projetos para narradores de histórias com Aline Cântia e Chicó do Céu, do coletivo Abrapalavra/BH, gratuita, n’A Casa Tombada, destinada a narradores em geral, como parte integrante da Etapa 2 do projeto. O oficina tinha como objetivo partilhar experiências de criação e sustentabilidade de projetos na área de narração oral. Participação de 20 pessoas.

Oficina Abrapalavra

No dia 21/02 realizamos a apresentação de narração oral, gratuita, n’A Casa Tombada, aberta ao público em geral, com Aline Cântia e Chicó do Céu, chamada Ode à Esperança, com a participação de 25 pessoas.

Apresentação Abrapalavra
Oficina Abrapalavra
Oficina Abrapalavra

Nos dias 22, 23, 24/02 demos início, então, a Etapa 1 do projeto que previa uma imersão nas pesquisas do entorno onde A Casa Tombada está localizada, a partir de proposições de investigação  territorial com o Coletivo Abrapalavra/MG.

Na sexta feira, dia 22/02, conhecemos a história do coletivo que se constituiu em BH exatamente para fortalecer as narrativas dos territórios mais vulneráveis.

No sábado, dia 23/02, fizemos caminhadas no entorno, com a missão de escrevemos cartas em nome da Casa Tombada para alguns de seus vizinhos: Minhocão, Parque da Água Branca, Largo Padre Péricles, Rua Ministro Godói, local de passagem dos antigos Tropeiros. Escrevemos e trocamos as cartas. Essa foi uma experiência muito importante para pensarmos A Casa Tombada em relação a outros lugares, em constante comunicação, e não isoladamente. Ao criarmos essas narrativas,  tivemos a oportunidade também de nos relacionarmos com a Casa como um ser, que tem uma língua e que fala por meio de seus ângulos, cores, formas, etc.

Durante à tarde fizemos uma outra caminhada no entorno e tiramos, cada um, 03 fotos daquilo que mais chamava a atenção, daquilo que nos fazia parar e pensar sobre o bairro. Assistimos a um filme documentário chamado: Perdizes: As Glórias da Várzea, disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ez4iwYIZnWU

No domingo, dia 24/02, partilhamos as fotografias que tiramos do entorno, discutimos como cada um se afeta, se relaciona e vê aquele bairro e saímos com uma missão de almoçar conjuntamente em silêncio e juntos coletarmos uma história do entorno para contar ao Abrapalavra.

À tarde narramos coletivamente essa historia e esse foi um momento muito importante de criação coletiva: percebemos que podemos narrar improvisando uma história coletivamente. Avaliamos  e definimos os próximos passos de nossa pesquisa.

À tarde narramos coletivamente essa historia e esse foi um momento muito importante de criação coletiva: percebemos que podemos narrar improvisando uma história coletivamente. Avaliamos  e definimos os próximos passos de nossa pesquisa.

imagens da imersão realizada em fevereiro

imagens de estudos do bairro

Essa imersão nos trouxe um fio condutor de pesquisa. Sobretudo porque o documentário sobre o bairro das Perdizes que assistimos nos apontou para a necessidade de trazermos à tona outras narrativas diferentes dessa “oficial” apresentada como a história do bairro. Nos deparamos com uma narrativa desenvolvimentista, marcadamente sustentada pela ideia de progresso como modernização, patriarcal, girando entorno do trabalho e do lazer somente do homem. Durante o documentário, vamos percebendo que os povos indígenas eram habitantes desse território, porém não sabíamos quais etnias eram essas e por onde estão seus descendentes; também sabíamos muito superficialmente da existência de uma vila onde moravam negros, mas não sabíamos se ela existe ainda e qual foi seu papel para o bairro, assim como não temos muitos relatos do protagonismo de mulheres.

Sendo assim, semanalmente, até o dia 27/06, nos reunimos dois dias por semana (terças e quintas) com um roteiro inicial a fim de pesquisar os seguintes eixos levantados a partir do documentário. Esta etapa chamamos de Etapa 1: Pesquisa:

  • a localidade chamada “Navio Negreiro”, onde moravam negros por volta da década de 50;
  • o Museu do Futebol, onde estão disponíveis os jornais feitos à mão de um verdadeiro cronista do bairro, o Sr. João Batista, produzidos de 1945 a 1981;
  • Ademar Pantera, homem negro, jogador de futebol que saiu de um clube Aimberê e foi jogar no Palmeiras;
  • Moradoras mulheres por meio do contato com a Paróquia Sao Geraldo das Perdizes;
  • Colégio Santa Marcelina e a Congregação das irmãs de Santa Marcelina;
  • Ordem das Carmelitas;
  • Costureiras, bares que tinham nitidamente o convívio ente moradores locais e trabalhadores.

Experimentamos derivas e caminhadas aos domingos, durante as manhãs, individualmente, em duplas, em grupo. O nosso objetivo era coletar histórias as pessoas, memórias, micro narrativas que não aparecem nos discursos oficinais. Começamos como investigadores do “IBGE”, ou seja, abordávamos as pessoas e perguntávamos: – você tem alguma história para contar do bairro? e isso, na maioria das vezes, espantava as pessoas. Estamos desacostumados a parar para conversar com um desconhecido na rua. Estamos acreditando que nossas próprias histórias não são importantes. À medida que os desencontros foram acontecendo: lembramos aqui de um primeiro episódio vivido pelo grupo: uma das integrantes do nosso grupo entrou num domingo após o almoço, no Hotel Turiassu e disse ao atendente: boa tarde, nós estamos realizando uma pesquisa do entorno em função de um projeto incentivado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, chamado ProAC, para investigarmos as historias do bairro. como aqui é um hotel, imaginamos que vocês possuem muita história pra contar. você poderia nos contar alguma história? – o funcionário ficou mudo, e depois de alguns segundos tentando entender o que eram aquelas cinco pessoas em plano domingo querendo saber alguma história, disse: – eu só trabalho aqui, passa amanhã que o gerente atende vocês. Ou seja, na nossa reflexão, percebemos que  essa nao era a melhor forma de abordar as pessoas. Tínhamos que criar vínculos, criar condições para que as pessoas quisessem contar suas histórias, que quisessem ser escutadas.

Resolvemos dividir o grupo em duplas, para não chamar tanto a atenção quando chegamos perto de alguém. E percebemos também que iríamos perder muito tempo se todos fossem juntos.  Partimos para o interesse de pesquisa de cada um. Yohana, Ângela e Letícia se interessaram pelo comércio e instituições locais. Magno e Giuliano optaram pela pesquisa no Museu do Futebol, onde estão os originais do cronista João Batista.

A fim de caracterizar o caráter experimental desse processo de criação vivido (definíamos o caminho de pesquisa no próprio caminhar), deixamos aqui um exemplo: no dia em que estávamos programadas para fazermos visitas na Capela da PUC, Igreja São Geral e o Colégio Santa Marcelina (locais históricos e que agregam parte dos moradores mais antigos do bairro), tivemos que mudar nossa programação por conta da dificuldade de contatar pessoas que pudessem nos receber. Durante o caminho à Capela da PUC (estávamos indo até lá porque não  havíamos conseguimos contato telefônico) resolvemos parar em uma loja de vestido noivas. A pessoa que os atendeu pela porta de vidro só conversou conosco por meio do interfone e pediu para voltarmos outro dia, porque o patrão dela não estava. Esse gesto de tentar contato com trabalhadoras locais nos abriu um outro campo de pesquisa: ir aos comércios em que mulheres administravam ou trabalhavam. Que percepções/histórias elas teriam para nos contar? Isso nos deu uma motivação extra de pesquisa: fomos à duas costureiras do bairro, a um café recém-aberto, ao sapateiro, a duas farmácias, à mercearia, à empalhadeira de cadeiras, criamos roteiros outros, a partir de afetos.

Conseguimos relatos impressionantes. Fomos recebidos pela dona Maria Helena, que tem sua oficina de costura na Rua Ministro Godoi, 291. Ela ficou 1h30 conosco contando toda a sua historia de vida. Há 40 anos trabalhando no bairro e perdizes. Conversamos com o Marcos, o sapateiro, que fica na Avenida Turiassu 447, que nos deu uma aula sobre como resistir na artesania de seu oficio. E também com a Mara, dona da farmácia na Turiassu 619, que nos explicou sobre a diferença entre remédio e medicamento, assim como o Beto, do Empório do Beto, Turiassu 647, relembrou da época em que a Av Sumaré ainda era um rio e a Igreja Bola de Neve era o Cine Havaí, que ele ia todo domingo ajudar a arrumar para assistir os filmes.

Esses relatos foram sendo cerzidos com narrativas de pessoas que encontrávamos na rua (agora já estávamos mais habilidosos em começar uma prosa na rua) e também com dados oficiais da história do bairro, por meio de pesquisa a arquivos e documentos.

reuniōes de estudo e pesquisa das narrativas

visita à Mercearia do Beto
visita à Mercearia do Beto
WhatsApp Image 2019-04-12 at 19.30.00
conversa com Dona Maria helena, costureira
conversa com Dona Maria helena, costureira
Conversa com o sapateiro Marcos
Conversa com o sapateiro Marcos
visita ao Museu do Futebol
visita ao Museu do Futebol
conversa com Nice, vendedora de café da manhã
conversa com Nice, vendedora de café da manhã
conversa com Mara, farmacêutica
conversa com Mara, farmacêutica

Com esse material em mãos (áudios, imagens fotográficas, videos, diagramas, mapas, textos escritos), iniciamos o planejamento da reforma/adequação d’A Pequena Loja de Contos, localizada na garagem d’A Casa Tombada, prevista nesse edital. Como esse local estava em desuso, tivemos que torná-lo habitável por meio de limpezas recorrentes, pintura, uso de mobiliário (não foi preciso adquirir nenhum mobiliário específico para a Pequena Loja de Contos, apenas deslocar de outros locais já disponíveis n’A Casa), restauro de uma parede que estava com forte infiltração e não permitia permanência no local, restauro da fachada, adequação da iluminação, placa de sinalização e quebra da calçada para escoamento da água da chuva (nos dias de chuva a correnteza da água se junta ao lençol freático -rio Água Preta- canalizado e provoca um transbordamento que impede a passagem dos pedestres). Essa etapa de readequação levou 30 dias, entre o planejamento e decisão do que precisava ser feito e sua posterior execução, que aconteceu em agosto/setembro. Foi preciso consultar um arquiteto especializado em patrimônio histórico para nos ajudar nesse restauro. A iluminação externa (colocação das luminárias compradas na Casa de Vidro em Bonito MS) ainda não foi concluída e o plantio de árvores e arbustos para o passeio também não foi concluída, a finalização ficará sob responsabilidade d’A Casa Tombada.

imagens da adequação das paredes com mofo na garagem e colocação de iluminação interna, perfuração do passeio e restauro dos tijolos da fachada da garagem ainda em andamento

A partir dessa etapa, com muito material coletado, passamos a criar mapas, tecer relações entre as narrativas coletadas, as experiências vividas e o material pesquisado. Essa foi uma das  etapas mais difíceis para nós. Qual o fio unia as narrativas do entorno? O que iríamos fazer com tantas relações afetivas criadas? Estávamos realmente produzindo novas e outras relações d’A Casa Tombada com o seu entorno? E os nossos desconfortos acerca desse bairro, terceiro maior IDH da cidade? E os contrastes que nossos olhos viam: prédios luxuosos todos envidraçados habitados por trabalhadoras limpando sistematicamente as janelas? Como acessar seguranças uniformizados segurando rádios e usando fone de ouvido, posicionados atrás de paredes de vidro que aparentemente deixava ver mas os que isolava da rua? Árvores com orquídeas amarradas  em seu tronco, com suas raízes quase sufocadas. Qual a ideia de cuidado que esse bairro revela? Cuidar  demais é sufocar? Onde estão os negros em Perdizes? Atrás dos balcões? O que acontece com a alma de um bairro quando os cinemas de rua são transformados em igrejas? O bairro também possui seus cômodos e incômodos como numa casa? Quais são os espaços vazios para um bairro poder-ser? Quais notícias precisamos contar de um bairro? Onde está o lugar de escuta?

Essas e outras perguntas que atravessaram nossas escutas e pesquisas foram ponto de início de nosso processo de criação para as oficinas e para as sessões de narração oral. Chegamos a um caminho comum: misturar histórias tradicionais junto às histórias oficiais (documentos) do bairro com micro-narrativas de trabalhadores, moradores, passantes, habitantes não oficiais.

Esse processo não foi fácil. Demandou de nós muita conversa e escuta para não cairmos nos procedimentos e gestos que já estávamos mais seguros e já sabíamos fazer. Criar oficinas com tema, com uma metodologia que dialogasse com as narrativas do entorno foi um imenso desafio, assim como criar cinco histórias para serem narradas ao público. A sensação era a de que podíamos, a qualquer momento, desviar para nossos lugares já sabidos, encontrar histórias de nosso repertório, performar narrativas de um jeito que já estávamos acostumados. Mas era pouco. E essa experiência nova que havíamos vivido? O que queria nos dizer? Para onde ir? Era um risco total. Mas o caminho foi muito acertado: primeiro, criar oficinas para partilhar o processo de coleta com mais pessoas. Depois, fazer uma pausa para escutar mais pessoas. Depois, criar a narrativa em fluxo, deixar aparecer as vozes das pessoas, dar a ver os traços, as entonações, as figuras dessas histórias (não tal e qual se apresentaram a nós) fabulando-as, dando passagem à imaginação, unindo essas narrativas a outras já existentes, criando um campo em que não conta somente a veracidade ou somente a fabulação, mas a indissociabilidade entre as duas.

Para isso, foi fundamental o grupo de narradores trabalhar de modo colaborativo, partilhando insistentemente os processos com o público, sem querer apresentar um pensamento fechado, ou seja, mais uma narrativa sobre o bairro, mas abrir um processo poroso, em que as narrativas nao estão fechadas em si mesmas, em que os fragmentos se ligam a outros e convidam a fabular, a sonhar os próprios bairros, reais ou imaginários. Acreditamos que essa não dissociação nos ajudou a curar e apurar as narrativas difíceis, as intransponíveis, as narrativas de dor e de contradição. Escutamos e lidamos com casos de abuso sexual, abuso de poder, racismo, violência de estado, violação de direitos humanos, memórias em relação ao período da ditadura militar, autoritarismo, patriarcado, além de outras memórias familiares e outras mais singulares.

Consideramos que a criação das oficinas foi fundamental para amadurecermos e partilharmos os nossos processos de escuta e de composição das narrativas. As oficinas deram um contorno maior nas pesquisas de cada narrador. E assim pudemos avistar o que unia as pesquisas: o desejo de perfurar a narrativa única (de sucesso econômico e desenvolvimentista) de criação do bairro.

Após as Oficinas abrimos a Pequena Loja de Contos em que ocupamos a garagem com o objetivo de escutar as histórias das pessoas que passavam pela rua, sem ser de um modo agressivo ou constrangedor. Mobiliamos a garagem com mesa, cadeiras, placa em que estava escrito o nome do projeto: À volta d’A Casa e uma placa-lousa na rua em que estava escrito: A Pequena Loja de Contos: Que histórias é urgente contar hoje? Fizemos convite nas redes sociais  anunciando os horários específicos e regulares em que a loja estaria aberta. Muitas pessoas entravam na nossa loja achando que iriam escutar histórias, ou seja, achavam que a nossa loja iria oferecer histórias, mas era exatamente o contrário: nós estávamos ali para escutar. Nesse momento as pessoas eram convidadas a se sentar, tomar água, tomar um café e papear conosco. Coletamos muitas outras histórias relacionadas à memória do bairro ou não. A loja provocava uma interrupção na caminhada das pessoas, fazia todos olharem para A Casa Tombada, mesmo os apressados e arrancava sorrisos, comprimentos, mesmo que discretos. Esse período nos ajudou a compilar todo o nosso material: utilizamos as paredes para olhar para os mapas, para os textos escritos, projetamos imagens nas paredes, etc. Foi n’A Pequena Loja de Contos que as sessões de narração oral se desenharam: achamos quatro histórias a serem contadas e uma história mais geral, que unia todas elas, que seria a introdução da noite.

Realizamos as quatro sessões de narração chamada Sábado em Casa em profundo estado de experimentação. Criamos narrativas, personagens, enredos, cenários a partir das coletas de histórias e de muita fabulação. Trouxemos a costureira Maria Helena e a narrativa de mulheres trabalhadoras dentro-fora de casa,  o sapateiro Marcos, a dona Norma, o cronista de futebol João Batista, os tropeiros, a Mara, dona da farmácia, os indígenas que habitavam a terra de Pãa- nga- he- nb- bu (Pacaembu), o rio Água Preta, as suas outro nascentes, o rio Água Branca e suas narrativas silenciadas como agentes principais da história de Perdizes. A seguir o roteiro:

1- A sessão começava às 20h e o público era recebido na garagem (Pequena Loja de Contos) e os narradores contavam o processo de pesquisa mostrando o projeto colado nas paredes, os rastros de nossa investigação e processo de criação.

2- O público se dirigia para o quintal d’A Casa Tombada onde presenciaria a partilha do relatório acerca da apuração das micro-narrativas de Perdizes, onde, sentada em uma mesa com microfone e um papel muito extenso que se ligava à uma máquina de escrever (com um escrivão relatando tudo ao vivo), a narradora anunciava toda a pesquisa realizada em um tom poético-documental-absurdo-realístico. Ao final, convidava a todos a se dividirem em quatro grupos e escutar as histórias nas salas, em rodízio. As histórias eram: A(s) costureira(s) de histórias; Tem gente que acredita em cada coisa-sobre Ademar Pantera e outros personagens da comunidade do futebol; O cômodo incômodo-família-bairro; Não vá se perder perder na floresta da Barra Funda.

3- Após o rodízio, servíamos o jantar em uma grande mesa.

4- Ao final do jantar, convidávamos a todos a contarem suas histórias, memórias que as histórias ouvidas haviam suscitado. Os narradores também contavam entre uma participação e outra.

Nesse momento, percebíamos a importância do projeto e como foi necessário criarmos a partir das pesquisas, das observações e dos incômodos. O público participante narrava histórias e memórias de suas relações com o bairro, de relações de infância com outros bairros, de histórias  de lutas políticas, histórias adormecidas. Percebemos o quanto foi vital usarmos dados concretos do bairro como os comércios, pois as pessoas logo identificavam onde eram as narrativas. Percebemos que foi fundamental misturarmos dados históricos com fabulação. Esse caminho aproximou moradores, artistas, estudiosos, estudantes, etc.

Encerramos o projeto com muito aprendizado e com a vontade de continuar ainda mais nesse processo de aproximação com o entorno. Foi um importante passo no fortalecimento desse território. Nos constituímos como uma casa pública, aberta para as narrativas, contradições e pulsações desse lugar que habitamos Muitos moradores visitam mais A Casa Tombada, se envolvem nos projetos e podemos perceber que já formamos uma rede afetiva com os comerciantes e trabalhadores da região, que poderia ser continuada, ainda mais ampliada em projetos futuros.  Foi importante perceber que todos temos histórias para contar. Basta abrir espaços de escuta, criar narrativas que não querem ser um ponto final, deixar espaços vazios para que outras narrativas emerjam.

 

II Descrever as atividades executadas, com informações de: descritivo/data/local/quantidade de público/outras:

2.1) Pesquisa

De 20/02 a 27/06 realizamos um período pesquisa acerca das narrativas do entorno. Demos inicio ao projeto com a imersão em pesquisa com o grupo de narradores mineiro chamado Abrapalavra  (de 20/02 a 24/02), que realizou uma residência com os 05 artistas narradores, uma sessão de narração oral e ofereceu uma oficina gratuita, como descrito acima.

De 20/02 a 27/06 os 05 artistas narradores reuniram-se semanalmente, duas vezes por semana para a investigação, estudo e coleta de narrativas do entorno. Abaixo contabilizamos as ações destinada ao público realizado pelo Abrapalavra:

  1. a) data: 20/02 a 22/02
  2. b) local: A Casa Tombada
  3. c) quantidade de público: 15 vagas na oficina, e 30 pessoas na Sessão de Narração Oral, total de 45 participantes
  4. d) outras:

2.2) Oficinas

Durante o período de 16/07 a 26/07 cada um dos 05 artistas realizou uma oficina gratuita para a partilha de processos com duração de 12 horas cada, n’A Casa Tombada. Vale ressaltar que a oficina Introdução à elaboração de projetos para narradores de histórias com Aline Cântia e Chicó do Céu, do coletivo Abrapalavra/BH, já foi realizada no dia 20/02/2019, conforme descrito acima.

As oficinas propostas foram parte da investigação da Etapa 1. Partilhamos essas pesquisas desenvolvidas por meio de imagens, contos, fragmentos de conversas com moradores e comerciantes e os silenciamentos presentes na história oficial e não oficial do bairro.

 

Oficina1:

Notícias e narração de histórias: criando oficinas e histórias para contar.

com: Magno Faria

Data: 16 a 19/07, das 18h30 às 21h30

oficina gratuita, com inscrição prévia

 

Que notícias são publicadas? Quais histórias são contadas?

 

*Qual era problema:* Com uma mídia que tem o lucro como prioridade e a torrente de notícias como sua sobrevivência e maneira de se articular na sociedade, bem como a representatividade dos grupos que ela defende, pessoas e histórias que não condizem com isso ficam do lado de fora, e na atual sociedade que vivemos “estar de fora é como estar morto em um corpo vivo – incompatível com a dignidade humana”(Cristopher Türcke)

*O que fizemos:* A oficina, em 4 encontros de 3h de duração cada, teve como ponto de partida uma análise sobre o evento em homenagem/protesto à morte de Cláudia Ferreira da Silva em 2014 e alguns pontos de chegada que flertam com criar maneiras de que histórias não pereçam.

*O caminho:* Encontro 01: Apresentação do artigo de conclusão de curso “Paixão de Cláudia – as narrativas para além do periodismo” da pós-graduação em A arte de contar histórias(2015) + levantamento de notícias/histórias que sucumbiram com o tempo. Encontro 02: apresentação de histórias e oficinas (realizadas para/com adultos e crianças) que provoquem a saída da torrente de notícias + apresentação do “Nosso Jornal” (Perdizes: 1962 – 1981) editado pelo João Batista da Silva Júnior + orientações para estudo de campo. Encontro 03: tempo de pesquisa – busca por notícias/histórias/materiais na rua, no seu entorno, para serem trabalhadas no último encontro (não terá encontro presencial neste dia!) Encontro 04: Partilha do material coletado + criação coletiva de materiais que possam provocar a saída da torrente de notícias a qual somos submetidos.

Oficina 2:

Oficina de Fabulação – CORRENTEZA, SEDIMENTO, MARGEM E TRANSBORDAMENTOS

 

As relações das mulheres com o trabalho

Com: Yohana Back

Data: 23 a 26 de julho, das 14h30 às 17h30

oficina gratuita, com inscrição prévia

 

Qual era o problema:

Tal qual correnteza de rio que às vezes nos impulsiona e outras nos obriga a nadar contra ela, buscamos encontrar as histórias que precisamos contar hoje. Diante do silêncio impostos às mulheres, entre outros, por um sistema de produção que define papéis sociais tendentes a aniquilar e desvalorizar o protagonismo das mulheres e ainda diante do risco que corremos de agravar a já trágica situação pelo atrito que se dá entre o valorizar a cultura tradicional e, ao mesmo tempo, evitar que através dela se propaguem um conjunto de valores morais discriminatórios sedimentados. É preciso fabular.

 

O que fizemos:

Ouvimos histórias de mulheres que nos cercam, valorizando-as em suas singularidades e passando-as a diante, como contadoras e contadores de histórias. Nosso convite foi fabular em busca das histórias silenciadas. Em um mergulho no redemoinho que se forma entre as histórias das mulheres que nos cercam, as histórias perdidas, as silenciadas e os percursos vividos por personagens mulheres nos contos tradicionais. Utilizamos recursos audiovisuais esta oficina pretende a confecção coletiva de material audiovisual.

O caminho:

  1. Primeiro encontro – Molhar o pé

Histórias que não existem? Lançar um olhar para as jornadas do herói e da heroína e refletir sobre os percursos presentes nas histórias protagonizadas por mulheres.

O chamado para aventura: Fotografias de mulheres.

Mulheres e o trabalho: convite à fabulação.

 

  1. Segundo encontro – Mergulho de olhos abertos.

Escuta (A costureira)

Gravação em áudio.

  1. Terceiro encontro – Braçadas e abraçadas.

Gravação em vídeo.

 

  1. Quarto encontro – Trasbordamentos

Reflexões sobre os matérias produzidos.

 

Oficina 3:

 Oficina sobre processos de criação narrativa

 

 

(In)cômodos do Bairro – lugar, sobra e fabulação

Com Leticia Liesenfeld

Data: 16 a 19/07, das 14h às 17h

oficina gratuita, com inscrição prévia

Qual era o problema: como organizar ou constelar dados das experiências e histórias recolhidas no bairro de Perdizes, no âmbito do projeto Proac território das artes À Volta da Casa, de forma a ativar um território poético de fabulação e prática narrativa?

O que fizemos: Através do contato com imagens, contos, fragmentos de conversas recolhidas pelo bairro, silenciamentos presentes na história do Bairro, estruturarmos fabulações breves e experimentamos performa-las.

O caminho:

  1. Casa-bairro: uma experiência de lugar. O conceito de lugar na arte contemporânea apoia um mapeamento afetivo dos lugares do bairro.
  1. Descuidos de um bairro “cuidado”. Processos de silenciamentos e apagamentos envolvidos nesta história.
  1. Espaço para a sombra – acomodações de histórias difíceis. Fabulação conjunta.
  1. Planta baixa e raízes subterrâneas. Composição do entrecruzamento deste tecido narrativo para a performance.

 

 

Oficina 4:

Ateliê de escrita: entre sapatos mantimentos, costuras e fármacos
com Ângela Castelo Branco
data: 22 a 25 de julho, das 10h às 13h
horário: 10h às 13h
oficina gratuita, com inscrição prévia

Qual era o problema?

E se todas as pessoas escrevessem despreocupadamente aquilo que estão observando? E se parássemos um pouco de criar significados para o texto e passássemos a caminhar com ele? Escutaríamos mais? Escreveríamos a voz dos objetos, da paisagem, a voz da nossa própria voz?

O que fizemos:

A proposta desse Ateliê de Escrita foi o de escutar o que falam e como falam os objetos. E aqui, são objetos cuidadosamente escolhidos, que gritaram na ocasião de derivar pelo entorno d’A Casa Tombada.

O caminho:

Escutamos o que me falaram os sapatos do sapateiro da avenida Turiassu, os laticínios da mercearia do Beto, as roupas da costureira da rua Ministro Godói, os remédios da farmácia da esquina, junto a textos literários e filosóficos, e escreveremos como quem pisa (sapatos), restaura forças (mantimento), alinhava (costura) e cura (fármaco).

 

Oficina 5:

Oficina de Narração de Histórias

Caçar a Escuta: Na floresta não fale com estranhos

Com: Giuliano Tierno

Data: 22, 23, 25 e 26/07, das 10h às 13h

 

 

Qual era o problema? Como podemos pensar as relações entre quem conta e quem escuta uma história? O que está envolvido nessas relações? Quem conta tem quais indícios/vestígios/evidências de que quem está contigo na experiência narrativa escuta o que está sendo narrado?

O que fizemos? Experimentamos nesses quatro encontros, com duração de 3 (três) horas cada, os elementos imbricados nas relações de interlocução de uma experiência narrativa, por meio de exercícios e pelo amparo metafórico dos elementos simbólicos constituintes em três versões do tradicional conto Chapeuzinho Vermelho. Utilizamos os recontos de Charles Perrault (Chapeuzinho Vermelho), João Guimarães Rosa (Fita verde no cabelo) e Chico Buarque de Holanda (Chapeuzinho Amarelo).

O caminho? Estudamos os contos encontrando suas imagens fundamentais; estudamos as personagens e as ações dos contos como analogias ao próprio processo de investigação dos elementos imbricados no complexo movimento entre fala e escuta; pesquisamos dispositivos de “caça” de escuta por parte dos narradores; realizamos apresentações dos processos individuais de investigação; reflexão do processo.

a) data: de 16/07 a 26/07
b) local: A Casa Tombada
c) quantidade de público: 15 vagas por oficina, total de 75 participantes
d) outras: essas oficinas tiveram uma procura muito grande. foi acertado programarmos para realizar no período de julho, pois tivemos uma grande adesão do público.

2.3) Pequena Loja de Contos

A pequena Loja de Contos consistiu numa garagem aberta para a rua que foi transformada em uma loja/intervenção/ performance de narrativas com o objetivo de colher e dividir as histórias e narrativas locais coletadas do entorno. O acesso era livre, em horários específicos divulgados nas redes sociais e na porta da loja.  O mobiliário era simples: uma máquina de costura (importante mediador de conversas), um toca discos (outro mediador importante), uma mesa com cadeiras, café, uma estante com materiais, mapas e outros processos de criação nas paredes, um imenso cartaz escrito “À volt

a d’A Casa” e um cartaz de chão/lousa com a pergunta: Que história é urgente contar hoje? Entre! Estamos funcionando. Nessa loja escutamos muitas histórias de vida: infâncias no bairro de Perdizes, histórias de amor e de separação, muitas narrativas de privação social, narrativas de encontros e desencontros, etc. Muitas pessoas achavam que nós iriamos contar histórias, mas elas mesmas acabavam contando. Durante esse período também preparávamos as histórias a serem contadas na sessão do Sábado em Casa.

  • a) data: de 29/07 a 16/08
  • b) local: Garagem d’A Casa Tombada
  • c) quantidade de público: 30 pessoa

2.4) Sábado em Casa- sessão de narração oral

Foram quatro sessões gratuitas de narração oral para adultos, n’A Casa Tombada. A sessão acompanha um jantar e um palhinha, abertura da palavra para que o público possa contar suas próprias histórias. O inicio foi sempre às 20h e geralmente o término era às 23h30 ou 24h, dependendo da animação do público em partilhar suas próprias narrativas. Os encontros foram muito potentes e tivemos um público interessado e frequente a cada encontro. Na ultima sessão, atingimos nossa capacidade máxima de inscritos: 70 pessoas. Tivemos muitas pessoas que viram duas ou três vezes, que voltaram com amigos e família, o que nos apontou para entendermos o quanto esse projeto foi significativo na fruição e na formação dessas pessoas. Conseguimos uma mistura de público muito interessante, com mistura de camadas sociais, além de termos moradores do entorno, que ficavam emocionados em lembrar de suas histórias de infância mas também ao comungar das contradições vividas do bairro. Ao final do projeto consideramos que foi uma experiência de pesquisa e de criação artística muito potente, que atingiu suas expectativas: conseguiu se manter no risco e no rigor.

  • a) datas: 17/08; 31/08; 14/09; 21/09
  • b) local: A Casa Tombada
  • c) quantidade de público: 240 pessoas, aproximadamente 60 pessoas em cada sessão
  • d) outras:

 

Apresentação do dia 17/08:

Apresentação do dia 31 de agosto:

Apresentação do dia 14 de setembro

Apresentação do dia 21 de setembro

2.5) Blog do projeto

Construimos um blog com nosso processo de pesquisa, com rastros das ações realizados e imagens dos encontros, sobretudo das sessões de narração oral. O nosso objetivo anterior era que esse blog fosse sendo aos poucos divulgado nas redes sociais para as pessoas acompanharem todas as etapas do projeto. Porém, não conseguimos criar o blog concomitantemente com o projeto, mas divulgamos todas as etapas nas redes sociais e tivemos bastante adesão.

 

 

 

III – Descrever as dificuldades encontradas;

Por privilegiarmos o processo de pesquisa, foi necessário termos mais encontros de criação do que o planejado, sendo assim, os artistas trabalharam mais do que o previsto na planilha de pagamento do projeto. A nossa proposta deveria prever mais encontros entre os participantes e, com isso, proporcionar um maior vínculo com os entrevistados, possibilitando retornos mais frequentes.

Tivemos uma dificuldade em documentar para o público o processo ao mesmo tempo em que as ações ocorriam, precisávamos dar um tempo de elaboração da escuta para depois virar texto, selecionar as imagens. Portanto, o blog nao acompanhou exatamente o tempo do caminhar do projeto, mas andou em paralelo. O que foi bom, pois foi um instrumento de ajuda na elaboração das narrativas.

 

IV – Outras informações que achar pertinente.

1- Email recebido em 18/09 de Edi Fonseca, formadora de professores, contadora de histórias, especialista em literatura

Queridas Angela e Letícia e queridos Giu e Magno,

 

Quero agradecer pela linda noite de histórias. Reencontrá-los e ouvir todos vocês foi uma delícia acolhedora. Que bela pesquisa vocês realizaram!

Tenho grande admiração por todos, pelo trabalho inspirador e pela casa tão bem cuidada – eu me sinto em casa.

Só tenho a agradecer.

Quero muito poder contribuir no ano que vem com algum trabalho. Muito mesmo.

Um abraço e um beijo carinhoso em cada um de vocês. E na outra narradora que contou lindamente a história da costureira.

 

Edi

obs. Espero que os emails de todo mundo estejam certos e ainda sejam estes. 

 

2- Comentários no facebook:

São Paulo, 18 de outubro de 2019.

 

 

 

 

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Angela Castelo Branco Teixeira

representante legal A Casa Tombada

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