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CASA DE MONSTRO – O relato de experiência sobre a escrita de um livro ilustrado
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Documento
Metadados
Título
CASA DE MONSTRO - O relato de experiência sobre a escrita de um livro ilustrado
Autor
SILVA, Lígia Maria Marques
Colaborador
A Casa Tombada - O Livro para a Infância
Descrição
Este Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação – O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – objetiva traçar um relato sobre o processo de escrita do livro ilustrado Casa de Monstro, resultado da minha participação na Oficina de Criação do Livro Ilustrado, ministrada por Carolina Moreyra e Odilon Moraes. O relato é estruturado em quatro partes: Infância, na qual é explicado como vivências e memórias pessoais estão atreladas a esse processo de criação; Livro, na qual é desvendado como o estudo da literatura infantil e dos livros ilustrados está igualmente atrelado a esse processo de criação; Oficina, na qual são comentados os olhares de Carolina Moreyra e Odilon Moraes acerca dessa criação; e Casa de Monstro, na qual o texto verbal que compõe esse livro ilustrado, assim como uma primeira ideia de storyboard, são compartilhados. Como aporte teórico para o relato, foi utilizado o livro Crítica, Teoria e Literatura infantil, de Peter Hunt, em especial o capítulo “Uma nota para a censura”, que aborda a cadeia de decisões estabelecidas entre o livro e a criança, a qual muitas vezes priva os pequenos leitores das histórias que gostariam e conseguiriam ler; o pequeno e poderoso livro Cinquenta anos de Vidas secas, do professor Antonio Candido, como tentativa de refletir sobre a importância do silêncio em qualquer narrativa, inclusive na que compõe o livro ilustrado; o livro Narrativas do espólio, de Franz Kafka, em especial o artigo O silêncio das sereias, para continuar a abordar o peso que o não-dito emprega na narrativa literária; por fim, e talvez mais importante, o artigo A cultura dos monstros: sete teses de Jerome Cohen, que nos conta o que os monstros que criamos, em especial nas manifestações artísticas, tem a nos ensinar.
Assunto
livro ilustrado | monstro | narrativa | processos de criação | relato | silêncio
Data
2021
Idioma
Bibliografia
CANDIDO, Antonio. Cinquenta anos de Vidas Secas. In: Ficção e confissão. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.COHEN, Jeffrey Jerome et al. A cultura dos monstros: sete teses. In: A pedagogia dos monstros. São Paulo: Autêntica, 2004.GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Trad. David Jardim Júnior. Cinderela. In: Cinderela. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008.HUNT, Peter. Uma nota sobre a censura. In: Crítica, Teoria e Literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.MOLINERO, Bruno. Onde estão os monstros?. Folha de São Paulo, São Paulo, p. s/n, 4 jan. 2020.KAFKA, Franz. O Silêncio das Sereias. In: Narrativas do Espólio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.MORAES SILVA, Carlos Augusto; BORGES, Luciana. Entre o silêncio da palavra e as falas do silêncio. In: Linguagem - Estudos e pesquisa, Universidade Federal de Goiás (UFG), v. 4-5, 2004. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/32598/17328. Acesso em: 18 abr. 2021.TAVARES, Cristiane. Um oceano cabe aqui. Revista Emília, [s. l.], 2015. Disponível em: https://revistaemilia.com.br/um-oceano-cabe-aqui/. Acesso em: 18 abr. 2021.
omeka
1790