-
Cozinhando histórias: entre o gesto e o silêncio
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Cozinhando histórias: entre o gesto e o silêncio
Autor
ALVES, Talita Zanatta
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Neste trabalho, escrevo um relato sobre meu processo pessoal de composição estética e temática na contação de histórias, utilizando dois trabalhos narrativos feitos durante o curso “Narração Artística: Caminhos para Contar Histórias em Contexto Urbano” da Casa Tombada. Os mesmos foram inspirados nas minhas memórias acerca da experiência das minhas tias na cozinha, com ênfase em seus gestos e seus silêncios. Para isso, reflito sobre os conceitos de experiência de Jorge Larrosa e de política do silêncio de Orlandi, tomando a cozinha como lugar de interação e narração e o silêncio como possibilidade de insubordinação aos limites da censura.
Assunto
A arte de contar histórias | cozinha | gesto | Memória | Mulheres | Narração artística | narrativa | silêncio
Data
2021
Idioma
Bibliografia
BACHELARD, Gaston. 1993. A poética do Espaço. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes.BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. v. IIIBENJAMIN, Walter. experiência e pobreza; o narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política–ensaios sobre literatura e história da cultura, v. 5, p. 115-198, 1994.CERTEAU, Michel, GIARD, Luce, MAYOL, Pierre. La invención de ló cotidiano 2: habitar, cocinar.Universidad Iberoamericana, 1999EMICIDA. AmarElo. São Paulo: Sony Music, Laboratório Fantasma, 2019.Disponível em: https://open.spotify.com/track/5p3LIyy38s0QQNoSTwbZXX?si=yTyktwzYQDy3nkmZGKDKEQ. Acesso em 28 de jan. de 2021.FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. Editora Elefante, 2019.HOOKS, Bell. Choosing the Margin as a Space of Radical Openness’. In: Gender Space Architecture. Routledge, 2002. p. 219-225ORLANDI, E. As Formas do Silêncio. Campinas, UNICAMP Editora, 1992
Acervo
omeka
1740