Sobre o curso
Marco Haurélio nos convida para uma jornada mitopoética através dos mitos e contos de fadas vivos e persistentes na literatura e no cinema. Serão oito encontros, cada um deles voltado a um tema fundamental (ou fundador) que nos ajudará a compreender melhor os fatores que moldaram o mundo e, consequentemente, a nossa psique.
29/8 – Encontro 1 – As três faces da Deusa
Jovem, esposa e anciã. Presente passado e futuro. O que a Deusa, com seus muitos nomes e títulos, ainda tem a nos dizer?
12/9 – Encontro 2 – O nascimento do herói
A tradição ocidental confere ao herói um papel central em mitos e contos maravilhosos, rivalizando em prestígio com alguns deuses.
26/9 – Encontro 3 – Rei Artur e o mito solar do Salvador
A “história” de Artur, o menino que, tutelado por Merlin, o Mago, reinou sobre os galeses, começou a ser contada muito antes de seu nascimento. Uma análise do mito do herói redentor sob a perspectiva da mitologia comparada é o que propomos nessa jornada.
10/10 – Encontro 4 – Na isbá da Baba-Yaga
Doadora ou punidora, sábia tola, una ou tríplice, Baba-Yaga surge como um enigma indesvendável nos contos eslavos. Seu papel central em centenas de contos a torna a personagem mais intrigante de um ciclo vasto e longevo.
24/10 – Encontro 5 – A esposa perseguida
Crescência, Genoveva, Porcina são alguns nomes da personagem-símbolo da virtude feminina segundo o ethos medieval. Intrigas, queda e redenção, sob o influxo do crescente culto mariano, marcam a história da esposa fiel falsamente acusada de adultério.
7/11 – Encontro 6 – A Donzela na Torre: um motivo persistente nos mitos e contos tradicionais
De Dânae a Creusa, protagonista do romance de cordel O pavão misterioso, quem vem a ser a donzela reclusa na torre por ordem do próprio pai, tentativa sempre frustrada de evitar uma profecia funesta.
21/11 – Encontro 7 – “A igreja do diabo” à luz da literatura e da religião
Com base em contos populares e fragmentos bíblicos, passando por excertos de obras clássicas como A Divina Comédia e Paraíso Perdido, analisaremos o conto “A igreja do diabo”, de Machado de Assis, à luz da ordem hierárquica medieval e da crítica de costumes, tão ao gosto do autor.
5/12 – Encontro 8 – Chapeuzinho Vermelho e a jornada em busca de si mesmo
O périplo de Chapeuzinho Vermelho da casa da mãe à casa da avó, escamoteado nas versões canônicas do conto sob a aparência de um véu admonitório ou moralista, pode ser interpretado sob vários ângulos; um deles trata do retorno à ancestralidade, simbolizada pela avó. E impõe a pergunta talvez irrespondível: importa mais o destino ou a jornada em si?
SUGESTÕES DE LEITURA
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
CALVINO, Ítalo. Fábulas italianas. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 1989.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo:
Global, 2004.
COELHO, Adolfo. Contos populares portugueses. Portugal: Compendium, 1996.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. Paulinas: São Paulo, 2020.
FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória (conto e poesia popular). Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1991.
FRANZ, Marie-Louise von. A sombra e o mal nos contos de fadas. Tradução de Maria Cristina Penteado Kujawski. São Paulo: Paulinas, 1985.
GIMBUTAS, Marija. The Language of the Goddesses. San Francisco (EUA): Harper & Row, Publishers, 1995.
GRAVES, Robert. The Greek Myths. Nova York: Penguin Books, 1992.
_____________. The White Goddess. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2013.
HAURÉLIO, Marco. Contos e fábulas do Brasil. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
_____________. Contos folclóricos brasileiros. Classificação e notas: Paulo Correia. São Paulo: Paulus, 2010.
_____________. Vozes da tradição. Colaboração: Lucélia Borges. Fortaleza: IMEPH, 2018.
KIRK, G. S. The nature of greek myths. EUA: Penguin Books, 1985.
LEEMING, David. Do Olimpo a Camelot. Um Panorama da Mitologia Europeia.Readução de Vera Ribeiro. São Paulo: Zahar, 2004.
MEREGE, Ana Lúcia. Os contos de fada – origem, história e permanência no mundo moderno. São Paulo: Claridade, 2010.
NASCIMENTO, Bráulio do. Estudos sobre o conto popular. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
PROPP, Vladimir. As raízes históricas do conto maravilhoso. 2. ed. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Sobre o professor
Marco Haurélio é escritor, professor e divulgador da literatura de cordel. Tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha. Finalista do Prêmio Jabuti, suas obras receberam distinções como o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o selo Seleção Cátedra-UNESCO (PUC-Rio). Em sua bibliografia destacam-se as obras Contos folclóricos brasileiros, A lenda do Saci-Pererê, Meus romances de cordel, Lá detrás daquela serra, O encontro da cidade criança com o sertão menino, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria e Contos e fábulas do Brasil. Ministra cursos sobre cordel e contos tradicionais em espaços os mais diversos.
Quando
29/8; 12 e 26/9; 10 e 24/10; 7 e 21/11; 5/12
(segundas-feiras)
das 19h às 21h
Onde
Online
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O acesso à plataforma será disponibilizado por e-mail.
Investimento
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Mínimo de 16 participantes e máximo de 30.
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