Sobre o curso
Os encontros pretendem investigar a poética que utiliza o livro como suporte: livro de artista, livro-objeto, caderno de anotações, caderno de viagem, livro alterado, obra livro, enfim, denominações relacionadas às experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro.
O livro, tal como o reconhecemos hoje – em sua forma, função e recursos tecnológicos –, sinaliza um outro território quando se pensa nele como espaço poético. As possibilidades conceituais e formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
O enunciado entre ser um e ser mil presentifica, igualmente, uma reflexão e convocação sobre o modo de produção do livro entendido como espaço poético e que, originalmente, se apresenta como objeto único e, quando posto na perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação, sem perder a natureza singular de sua poética.
Todas as aulas serão um entrelaçamento entre teoria, informações, conceitos – com ampla apresentação iconográfica e bibliográfica – e prática de ateliê.
Assuntos a serem abordados:
- A história do livro
- O desenho da escrita e a escrita do desenho
- A imagem como escritura, o texto como visualidade
- Os entrelaçamentos entre a natureza da palavra e a natureza da imagem – poesia visual
- Motivações flusserianas: inscrição, sobrescrição, prescrição, decifração
- O livro e sua sintaxe visual – a arquitetura do livro
- Entre o livro tátil e o conceitual
- Estrutura Narrativa como partitura coreográfica – temporalidades e espacialidades
- O livro de artista e os relatos de caminhantes – a fotografia, a escrita, o desenho
- Enunciações: o que um livro pode, o que um livro pede?
- A partir de A conversa infinita – a ausência de um livro, de Maurice Blanchot
- Apresentação dos projetos pessoais desenvolvidos no decorrer do curso
Estrutura da aula:
Em se tratando de encontros não presenciais, teremos um pré-roteiro para facilitar a nossa comunicação, interação e orientação dos processos individuais no transcorrer do curso:
- – Apresentação teórica, conceitual e histórica acompanhada de referências iconográficas
- – Em cada aula será formalizado um enunciado propositivo – ou seja, uma prática que deve ser realizada ao longo da semana.
- – Será solicitado que cada participante envie por e-mail (em arquivo pdf) o resultado de suas experimentações – textos e imagens – a partir da proposição enunciada, para que possamos conversar sobre tais processos no dia do encontro. A data a ser enviada será sempre às sextas-feiras (dia útil anterior ao nosso encontro) para [email protected].
Referências: Mallarmé e os lances de dados, Apollinaire e os caligramas, Caligrafia Oriental, Marinetti e o futurismo italiano, Lissitzki e a gráfica russa do século XX, Marcel Duchamp e os livros-processos, Bruno Munari e os ilegíveis, Ulisses Carrión e o novo modo de fazer livros, Ed Ruscha e Dieter Roth – os livros de artista na cena contemporânea, os coletivos Fluxus e Noigrandes, a cena contemporânea brasileira – dos anos 60 até 2019 (Vlademir Dias Pino, Regina Silveira, Julio Plaza, Vera Barcellos, Vlademir Omar Koury, Waltercio Caldas, Mira Schendel, Lucia Loeb, Fabio Morais, Marilá Dardot e tantos outros) e teóricos como Clive Phillpot, Guy Brett, Johanna Drucker, Moeglin-Delcroix, Dick Higgins, Julio Plaza, Annatereza Fabris, Paulo Silveira, Amir Brito, Galciani Neves entre outros.
Quem é a professora
Exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França).
Prêmios/Bolsas/Residências: 2017_TÍTULO Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos _México;2015.Edital PROAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais. Livros: Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas(organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linhas de Horizonte_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar o desenho_Ed.Zouk e O desenho da figura humana_Ed.Scipione, entre outros. Edith também atua como educadora (Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural b_arco, Intermeios) e autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem, Rato, coleção Folia de Papel, O colecionador de palavras e outros) e letrista de algumas canções do Palavra Cantada (Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras).
Para acessar o trabalho da artista: http://cargocollective.com/edithderdyk issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk
Interesse por novas turmas
Quando
4,11, 18 e 25/05; 01, 08,15 e 22/06 (segundas-feiras)
*Oito encontros de 2 horas
das 20h às 22h
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
artistas, estudantes e interessados em geral.
Turma
30 pessoas
Investimento
R$ 320,00
em até 4x sem juros ou
7% de desconto à vista pelo PagSeguro.