Sobre o curso
O curso pretende ser uma exposição elucidativa sobre as relações culturais (notadamente musicológicas) estabelecidas entre negros e brancos no âmbito da Diáspora africana nas Américas. Daremos ênfase no Brasil dos anos cruciais, imediatamente anteriores e posteriores às emancipações ou abolições da escravatura no mundo colonial.
Programação das aulas
Encontro 1 (12/11): Arcos Musicais Africanos- A música seminal do ser humano.
Encontro 2 (19/11): Música popular na Diáspora: As Abolições gênese da música pop urbana mundial.
Encontro 3 (26/11): Música Africana na Corte Imperial do Brasil; Notas etnomusicológicas e iconográficas.
Encontro 4 (03/12): Diáspora musical africana Brasil-EUA – Do“jazzista” ao “batuqueiro”
Bibliografia
BONNANI, Fillipo – Gabinetto Armonico pieno d’istromenti sonori -1722 e imediatamente reimpresso em 1723, é uma esplêndida coleção de 152 gravuras de instrumentos musicais de todo o mundo.
BUDAZS, Rogério (Central-African Pluriarcs and Their Players in Nineteenth Century Brazil in Music in Art – International Journal for Iconography – Volume XXXIX, no 1-2/2014).
CHAMBERLAIN, Henry, Vistas e trajes da cidade e bairro do Rio de Janeiro, Brasil – tenente Chamberlain, Artilharia Real, durante os anos de 1819 e 1820, com informações descritivas.
ALTUNA, Raul Ruiz de Asúa – Cultura Tradicional Banta (Bantu). – Paulinas editora (Prior Velho (Portugal), 2006.
EWBANK, Thomas, Life in Brasil. Land of he cocoa and the palm e no Brasil sob o título de “A Vida no Brasil. Diário de uma viagem ao país do Cacau e das Palmeiras” – Editora Conquista- Rio de Janeiro- 1978.
LIVINGSTONE, David and Charles – Expedition to the Zambesi and its tributaries and the discovey of the lakes Shirwa and Nyassa -1858/1864 – With map and ilustrations – London, 1865.
NEPOMUCENO, Eric Brasil- “Carnavais da abolição: diabos e cacumbis no Rio de Janeiro (1879-1888”-UFF, 2012).
TRACEY, Hugh – Article: African Music Journal of the african music Society – Volume 1 – Number 1 – 1954 – Union of South Africa.
Quem é o professor
Spirito Santo é pesquisador, escritor com ênfase em etnomusicologia. Lecionou organologia na UERJ e no SESC. Autor do ensaio musicológico “Do Samba ao Funk do Jorjão”.
Interesse por novas turmas
Quando
Dias 12, 19, 26/11 e 03/12 (às quintas-feiras)
Horário: das 20h às 22h
Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Geral
Turma
30 pessoas
Investimento
R$ 160,00
PagSeguro
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