O ovo, a tartaruga e a noite: mitos de origem e o gesto criativo - com Ana Gibson e Juliana Franklin

Sobre o curso

“o saber não vem das fontes?”
(Manoel de Barros)

 

Desde a noite dos tempos, mitos de criação e origem recordam que somos partícipes, mantenedores e cocriadores da existência. Convocam nossa potência de recriar mundos e realidades.

O convite é abrirmo-nos a um rico repertório de imagens, saberes e cosmovisões; experimentarmos os mitos pelos sentidos em proposições plásticas, literárias e poéticas. 

Em tempos tão áridos, ouvir e se fazer permeável a mitos de criação de povos originários é um gesto poético-político de alteridade que nos instiga a cultivar o estranhamento como um exercício fértil.

 

Percurso das aulas

Encontro 1 (24/01)
Dentro do Grande Início: o mundo inacabado e o gesto criativo

Encontro 2 (25/01)
Metamorfoses e o devaneio da matéria: brotações da terra, do fogo, da água e do ar

Encontro 3 (26/01)
O mito como linguagem: leituras do casco da tartaruga

Encontro 4 (27/01)
Mitos de criação e o desenho de outros mundos: histórias do início, do fim e do início

 

Proposições:

  • escuta e leitura de mitos dos povos originários brasileiros e de outros povos;
  • escrita, experimentações plásticas e SoulCollage®;
  • textos e olhares teórico-poéticos;
  • um oráculo mítico;
  • organização de publicação coletiva com trabalhos criados no percurso.

 

Lista de material:

  • Tinta guache (quantas cores tiver)
  • Pincel, pano para secar o pincel, pote para água
  • 1 folha de cartolina branca ou 1 folha de papel craft do tamanho de uma cartolina ou maior
  • Jornal velho
  • Caixa com trecos e pequenas sucatas. Por exemplo: tampinhas, barbantes, arame, palitos, pedaços de papel, clips, caixas vazias etc.
  • Imagens de revistas
  • Cola bastão (sugerimos o bastão pequeno da marca Prit)
  • Cola líquida branca (embalagem pequena)
  • Tesoura
  • 5 folhas de papel ofício A3
  • 2 folhas de papel canson A4 (ou papel A4 com gramatura acima de 90g)
  • 1 folha de papel canson A3 (ou papel A3 com gramatura acima de 90g)
  • Material para desenho. Pode lápis de cor, giz de cera, giz pastel, hidrocor etc.
  • Argila – 500 gramas (compra-se em papelaria)

 

Referências bibliográficas:

Fittipaldi, Ciça. Série Morená. São Paulo: Melhoramentos.

Prandi, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras

Roda de Histórias Indígenas. Poranduba. Rio de Janeiro: Editora Nau.

Gentil, Gabriel dos Santos. Mito Tukano – Quatro Tempos de Antiguidades. Ed. Waldgut.

Umusi Parõkumu e Torãmu Kehiri. Antes o Mundo não existia – Mitologia dos Antigos Desana – Kehiripõrã. Desenhos de Luiz e Feliciano Lana

Werá Jecupé, Kaká. A terra de mil povos – História indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Fundação Peirópolis

Popol Vuh – o esplendor da palavra antiga dos maias-quiché de Quauhtlemallan: aurora sangrenta, história e mito. São Paulo: Ubu Editora

Campbell, Joseph. As máscaras de Deus (volumes I, II, II e IV). São Paulo: Palas Athena.

Eliade, Mircea. Mito e realidade. Coleção Debates. São Paulo: Perspectiva.

von Franz, Marie Louise. Mitos de criação. São Paulo: Paulus.

Kopenawa, Davi e Albert, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras

Sobre as professoras

Ana Gibson_o ovo e a tartaruga
ju franklin_o ovo e a tartaruga

Ana e Juliana são contadoras e pesquisadoras de histórias da tradição oral. Coordenam o projeto “A arte de reparar histórias” que contempla diferentes experiências com as narrativas tradicionais. Facilitam percursos como Consciência narrativa, Scherazade e a palavra absolutamente imperiosa, dentre outros, e escreveram o livro Uma história e uma história e uma história – conto dos contos da tradição oral. Ana Gibson é tradutora, escritora, arteterapeuta, contadora e pesquisadora de contos da tradição oral. Juliana Franklin é narradora e pesquisadora de contos da tradição oral, arte-educadora e arteterapeuta.

Quando

De 24 a 27/01 (segunda a quinta-feira)
Das 19h às 21h

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Após o início do curso você terá acesso à plataforma de estudo d’A Casa por 3 (três) meses, onde poderá rever as aulas gravadas, ter acesso a materiais referenciais e espaço livre para prática e troca entre alunos e alunas.

Turma

20 vagas

Investimento

R$ 240,00

Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm 10% de desconto em todos os cursos livres. É só pedir o o cupom de desconto pelo email [email protected]

Pagar.me
Parcela única no boleto bancário OU
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail [email protected]

Bolsa de estudo

Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias antes do início do curso.
[ Mais informações  clique aqui ]

Outros cursos d'A Casa

[15/09/2022] MULHERIDADE – feministas ancestrais, populares, decoloniais, atrevidas – organizado por Tatiana Fraga

[06/09/2022] Arte e Ancestralidade: rastros biográficos – com Jéssica Silva Pereira

[29/08/2022] Nascer e morrer na nossa jornada do herói: vivendo movimentos de transformação – curso de extensão com Melissa Migliori

[29/08/2022] Mitos, contos e arquétipos – com Marco Haurélio

[27/08/2022] A experiência da conversa – com Ana Letícia Silva

[10/08/2022] O Tarô e as histórias A jornada do louco através dos contos de tradição oral – com Keu Apoema

[21/07/22] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / Módulo III: Desconstrução de paisagens com colagem

[12/03/22] Grupo de estudos filosóficos (encontros mensais) – com Luiza Christov