Sobre o curso
O curso tem por objetivo apresentar reflexões a respeito do cenário artístico e suas interações a partir da região do Sul-Sul geopolítico, partindo de dois países, o Brasil e a África do Sul. Trata-se da partilha de pesquisa realizada para a dissertação Modernismos africanos nas Bienais de São Paulo (1951-1961), e de pesquisa de campo realizada durante viagens ao país. Pretende-se através de uma análise crítica, debater relações artísticas, museológicas e mercadológicas, promovendo diálogos entre os agentes do sistema das artes locais e internacional. Para isso, contará com o auxílio de autores, africanos e não-africanos, dos campos da História da Arte, da História e das Ciências Sociais, estabelecendo distinções e aproximações entre a história compartilhada entre os dois países.
Programa com tópicos
Primeiro encontro (25/6) – A história do território chamado África do Sul
Segundo encontro (02/07) – Diversidade artística e cultura: diálogos em um território múltiplo.
Terceiro encontro (09/07) – Artes no período de Apartheid: Artes brancas, artes modernas e artes da resistência.
Quarto encontro (16/07) – Artes contemporâneas e os desafios atuais.
Bibliografia principal para compor o curso
APPIAH, Kwame Anthony. Prefácio. In: Na casa de meu pai. Tradução de Maria José Tavares. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
________. Será o pós em pós-moderno o pós em pós-colonial? In: Na casa de meu pai. Tradução de Maria José Tavares. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.
GEERTZ, Clifford James. A arte como um sistema cultural. In: O Saber Local: novos ensaios em Antropologia Interpretativa. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
OKEKE-AGULU, Chika. Arte Moderna Africana. In: The short century: independence and liberation movements in Africa 1945-1994. Munique e Prestel Verlag: Okwul Enwezor. Museum Villa Stuck, 2002.
_________. Art historical perspectives on African modernism – Nationalism and the Rhetoric of Modernism in Nigeria: The Art of Uche Okeke and Demos Nwoko, 1960- 1968. Revista African Arts. Los Angeles: University of California, v. 39, n. 1, 2006. p. 26-37, 92-93.
PERRY, Gill. O primitivismo e o moderno. In: Harrison, Charles. Frascina, Francis e Perry, Gill (Org.). Arte moderna – práticas e debates: Primitivismo, cubismo, abstração – começo do século XX. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Tradução: Inês Alfano. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
RANGER, Terence. A invenção da tradição na África colonial. In.: HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
RIBEIRO, Luciara dos Santos. Museología, museografía y coleccionismo de producciones Artísticas-culturales Africanas en España. Salamanca: Universidad de Salamanca. Máster en Estudios Avanzados en Historia del Arte, 2018.
__________. Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. Guarulhos: UNIFESP, 2014.
Quem é a professora
Luciara Ribeiro – Educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas à decolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias.
Interesse por novas turmas
Quando
Dias 25/6 e 02, 09 e 16/07 (quintas-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Educadores, mediadores de leitura, criadores de livros infantil e livros ilustrados e Interessados em livros para a infância e livros ilustrados em geral
Turma
30 pessoas